Petrópolis é declarada Capital Tecnológica do RJ e consolida setor de inovação

Petrópolis, localizada na Região Serrana, recebeu o título de Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro. O decreto foi oficializado na última sexta-feira (28/3), no Diário Oficial. O título representa um marco significativo para a cidade, que se desenvolve no setor e ganha reconhecimento a nível nacional.
De acordo com as estimativas do Serratec, atualmente a cidade conta com mais de 400 empresas no setor de TI, gerando mais cinco mil empregos e um faturamento que supera R$ 1 bilhão.
“Esses dados são evidência da força do nosso setor, uma cidade de oportunidades tecnológicas. Este é um setor com uma tendência de crescimento constante, e que podemos abraçar para fortalecer a cidade em um âmbito nacional e internacional”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
Para o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, o título representa o reconhecimento da importância da cidade nesse setor em expansão.
“É uma conquista essencial para Petrópolis. Esse título representa um marco para o município, evidenciando uma constante evolução do setor, que reflete o esforço e dedicação de todos os envolvidos. Vamos continuar empenhados para que Petrópolis cresça ao lado das empresas que fortalecem a cidade”, celebra Hammes.
A cidade também avançou na área educacional com a renovação do contrato de cooperação acadêmica com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O acordo fortalece a formação de jovens no município, especialmente no curso de graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da UFF.