Julgamento pode aumentar extremismo no Brasil e popularidade de Bolsonaro, afirma Financial Times

O julgamento de Jair Bolsonaro, que começa no final deste mês, pode intensificar ainda mais as divisões políticas no Brasil, afirma o Financial Times, em reportagem publicada nesta terça-feira (1/4). O ex-presidente, acusado de tentar um golpe de Estado, nega as acusações e está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal, onde o clima de polarização é intenso. O caso, além de dividir a opinião pública brasileira, tem o potencial de influenciar as eleições de 2026 e até mesmo as relações internacionais, dada a conexão entre Bolsonaro e Donald Trump.

O jornal mostra que o governo brasileiro tem o desejo de realizar o julgamento de Bolsonaro antes do início da campanha presidencial, para evitar ambiguidades legais que marcaram a reeleição de Donald Trump em 2024, quando sua candidatura foi ameaçada por possíveis prisões. O Financial Times faz uma conexão entre o julgamento de Bolsonaro e o processo que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cadeia. Ambos dividem a opinião pública brasileira, com os opositores fazendo exigências sobre justiça e os apoiadores falando sobre perseguição política.

Conforme uma pesquisa do instituto AtlasIntel, mais da metade dos brasileiros acreditam que o Bolsonaro tentou um golpe de Estado, enquanto o restante acredita em sua inocência. O julgamento sobre o assunto, está ocorrendo no Supremo Tribunal Federal, instituição criticada por acumular grandes poderes nos últimos anos, sob supervisão de um juíz muito polêmico, Alexandre de Moraes.

Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus