Integração do cartão Jaé com modais estaduais aguarda decisão judicial

Ainda não se concretizou a integração do cartão Jaé com os modais estaduais, como metrô, trens e barcas, nos transportes municipais do Rio de Janeiro. De acordo com o governo estadual, a inclusão dessas modalidades no sistema depende do aval do Poder Judiciário. Lucas Luciano/Tempo Real fornece as informações.

A Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana afirmou, em nota, que a medida está em fase final e que a bilhetagem unificada é uma prioridade da gestão estadual. “O novo modelo de bilhetagem está em processo de finalização e, após aprovação no Poder Judiciário, será implementado, permitindo a total integração do sistema da Prefeitura do Rio”, destacou a pasta.

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR) também se manifestou. Segundo a prefeitura, o Jaé já é aceito em todos os transportes municipais, e as tratativas para integração com os modais estaduais continuam em andamento. “A prefeitura e o governo do estado estão em tratativas para que haja integração entre o sistema de bilhetagem do estado com o Jaé. Mas é importante esclarecer que nenhum benefício tarifário será perdido pelos passageiros”, informou em comunicado.

Em janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou que o cartão seria aceito também nos modais intermunicipais até 1º de julho, quando o sistema substituirá, de forma definitiva, o Riocard nos transportes municipais.

A integração do sistema enfrenta entraves devido a uma disputa judicial pelo controle do Consórcio Bilhete Digital (CBD), operador do Jaé. A venda da empresa está suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM), enquanto a BillingPay, fornecedora de tecnologia, contesta a transação e reivindica direito de preferência na compra das ações. Apesar do impasse, a SMTR afirmou em nota (25/02) que a implementação do sistema seguirá sem prejuízos.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução