Astronautas que ficaram nove meses no espaço dizem não ter se desesperado para voltar

Após passarem nove meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da NASA Sunita Williams e Butch Wilmore retornaram à Terra no último dia 18 de março. Durante uma coletiva de imprensa, ambos enfatizaram que, apesar da extensão inesperada da missão, mantiveram o foco nas responsabilidades científicas e operacionais, colocando a missão acima de considerações pessoais.
A missão, inicialmente planejada para durar oito dias, foi prolongada devido a problemas técnicos na cápsula Starliner da Boeing, que apresentou falhas nos propulsores e vazamentos de hélio. Essas complicações impediram o retorno conforme o cronograma original, levando a NASA a optar por trazer os astronautas de volta utilizando a cápsula Crew Dragon de SpaceX.
Apesar dos desafios, Williams e Wilmore expressaram confiança na Boeing e na nave Starliner. Williams afirmou que sempre houve um plano para o retorno e que voaria novamente na Starliner.
Durante o período prolongado na ISS, os astronautas participaram de mais de 150 experimentos científicos, realizaram caminhadas espaciais e conduziram atividades de manutenção.
Por: André Zamora
Foto: FMT