Rio tem aumento nos índices de violência nos primeiros meses de 2025

A cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento alarmante nos índices de violência nos primeiros dois meses de 2025, com crescimento em várias modalidades de crime, como roubos de carga, veículos e a pedestres, além de uma alta significativa nos crimes de letalidade violenta. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mostram que os roubos de carga cresceram 58%, enquanto os crimes de letalidade violenta aumentaram 52% em comparação com o mesmo período de 2024. O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, destacou a situação preocupante em uma reunião com a Comissão de Segurança da Alerj, onde discutiu as ações para enfrentar a violência crescente na cidade.
O roubo de veículos na cidade teve um aumento considerável. Em 2024, 2.291 roubos foram registrados, já em 2025, são 2.814. O aumento do “sequestro de veículos” também aumentou. O tema foi um dos mais debatidos pelo secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, em uma reunião feita com membros da Comissão de Segurança da Alerj e alguns representantes de cooperativas de veículos.
O roubo de pedestres é outro tópico que preocupa os cariocas. Nos dois primeiros meses já foram contabilizados 3.534 ocorrências, o que mostra um aumento de 11% em relação ao mesmo período no ano de 2024.
Homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial, considerados crimes de letalidade violenta, registraram 285 casos em janeiro e fevereiro de 2025, no ano passado, foram 188 registros, representando um aumento enorme de 52%.
Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus