Número de mortos por terremoto em Mianmar sobe para 2.056

A Junta Militar que governa Mianmar anunciou nesta segunda-feira (31) que o número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu o país na última sexta (28) subiu para 2.025. Já o número de feridos é de 3900, e outras 270 estão desaparecidas. Na manhã desta segunda, o governo anunciou uma semana de luto nacional em respeito às vítimas.

O tremor, de magnitude 7,7, foi um dos mais fortes já registrados em Mianmar e também foi muito sentido em regiões da China e na Tailândia, onde derrubou um arranha-céu e deixou um rastro sem precedente de destruição. O terremoto foi o mais violento em décadas. Na Tailândia, o número de mortos chegou a 19 após equipes resgatarem um corpo dos escombros de um prédio de 33 andares que desabou na capital Bangkok.

A destruição agravou ainda mais o sofrimento de Mianmar, que já enfrenta o caos de uma guerra civil iniciada após um levante contra o golpe militar de 2021, que tirou do poder o governo eleito de Aung San Suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Infraestruturas essenciais, como pontes, rodovias, aeroportos e ferrovias, foram danificadas em todo o país, dificultando a ajuda humanitária, enquanto o conflito já fragilizou a economia, deixou mais de 3,5 milhões de pessoas desalojadas e enfraqueceu o sistema de saúde.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução