Lula diz que Janja ‘não faz viagem apócrifa’ e viajou a convite de Macron

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, neste sábado (29), às críticas sobre a primeira-dama, Janja da Silva, ter viajado ao Japão e à França. O presidente disse que “a primeira-dama não é clandestina” e “vai continuar fazendo o que ela gosta”. Lula completou dizendo que Janja viajou para discursar no evento Nutrition for Growth à convite do presidente francês, Emmanuel Macron.

Janja e Lula foram alvos de críticas da oposição pelo fato de não ter sido divulgado publicamente que a primeira-dama chegaria com uma semana de antecedência ao Japão em relação ao presidente e ainda viajaria rumo à França. 

Em entrevista à BBC News Brasil, Janja disse que “nunca houve falta de transparência” e que viajou com a equipe precursora “para economizar passagem aérea”.

“Ela não faz viagem apócrifa. Ela faz viagem porque ela foi convidada, e não foi pouca coisa. Ela viajou a convite do governo Macron para discutir a aliança global contra a fome. E eu fiquei muito orgulhoso”, disse Lula.

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, arquivou os pedidos de investigação sobre os gastos da primeira-dama, feitos por parlamentares da oposição, segundo a Folha de S.Paulo.

 

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução: X- Janja Lula Silva