Líder supremo do Irã promete ‘resposta firme’ em caso de ataque após ameaças de Trump

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta segunda-feira (31) que os Estados Unidos receberão um “golpe recíproco” se agirem de acordo com a ameaça do presidente Donald Trump de bombardear o país se Teerã não chegar a um novo acordo nuclear com Washington.

“Eles estão ameaçando provocar danos (…) se for o caso, certamente haverá uma resposta firme”, disse Khamenei em um discurso em Teerã por ocasião do fim do Ramadã, o mês de jejum para os muçulmanos.

“E se eles estiverem pensando em causar sedição dentro do país, como nos últimos anos, o próprio povo iraniano lidará com eles”, acrescentou.

O presidente republicano reforçou sua ameaça no domingo (30) de que o Irã seria bombardeado se não aceitasse sua oferta de negociações descrita em uma carta enviada à liderança do Irã no início de março, dando a Teerã um intervalo de dois meses para tomar uma decisão. Em 2018, no segundo ano de seu primeiro mandato, Trump retirou os Estados Unidos de um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano e voltou a impor sanções ao país.

Em resposta, o Irã disse que havia convocado, nesta segunda-feira, o responsável pelas relações exteriores da embaixada suíça em Teerã, que representa os interesses americanos no país.

“Um chefe de Estado que ameaça abertamente o Irã com ‘bombardeios’ é uma afronta ultrajante à própria essência da paz e da segurança internacionais”, reagiu o porta-voz diplomático iraniano Esmail Baqai na rede social X.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Creative Commons