Chafariz austríaco vira alvo de mais um vandalismo no Rio e é usado como banheiro a céu aberto

Um chafariz trazido da Áustria por Dom Pedro II está perdendo suas peças e virando um banheiro público, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. A fonte secou em 2017 e desde então está sem água e falta de cuidados.
Não é o primeiro monumento histórico que passa por depredações e furtos na cidade carioca. Marconi Andrade, é um restaurador e vigilante ativo desse patrimônio, publicou sua indignação nas redes sociais: “Isso é um absurdo! Tudo rachado! Tão importante, tão lindo, e ninguém faz nada. Nada! Absolutamente nada! Isso é a nossa história! É o nosso passado!”, desabafou.
De acordo com a equipe do RJ2, foram levadas as asas dos querubins, alegorias e as estátuas de mármore estão sem pedaços das mãos e do nariz. Agora, o monumento histórico virou o lugar para as pessoas fazerem suas necessidades ao ar livre.
“É uma vandalização total. Além disso, há um afundamento em todo o sistema de escadaria do monumento”, destacou Marconi
A Secretaria Municipal de Conservação e serviços públicos do Rio disse que faz a manutenção semanal do chafariz da Cinelândia e, ao saber do furto da peça, determinou o registro da ocorrência na delegacia.
Esse ano já foram registrado sete casos de furtou ou vandalismo em monumentos no Rio. Mês passado, por exemplo, levaram o busto de Alfredo de Paula Freitas, na Tijuca. O chafariz austríaco está localizado na Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reprodução / RJ2