Brasileira vence programa japonês de calouros após impressionar jurados com voz de estrela do J-Pop

Elize Fleury, uma carioca, tem uma paixão antiga pela música e cultura japonesa. As duas paixões a conduziram a vencer um dos programas de calouros mais populares da televisão japonesa, onde estrangeiros representam artistas locais e são julgados por um painel composto por jornalistas, cantores, atores e outras figuras proeminentes da mídia.
A consagração aconteceu no programa “Monomane the World”, da Fuji TV. Em todas as seletivas, o programa reúne 160 estrangeiros de 37 países. Apenas os que obtém melhor qualificação vão até o Japão para participar do show. A carioca ganhou o programa que era a seletiva e a final.
“A ideia do programa é pegarem estrangeiros para imitarem cantores japoneses específicos, com que a voz pareça mais. Então, eles me mandaram mensagem, inclusive em português, porque uma das pessoas do staff é nipo-brasileira”, contou Elize.
Elize, que não tem raízes no Japão, possui um canal com mais 75 mil inscritos no YouTube no qual canta suas músicas favoritas.
“Inclusive até achei que fosse um golpe de tão improvável que era, mas era verdade mesmo. E eu fui passando por um processo seletivo com que eram 160 candidatos de 37 países. E eram 12 vagas”, disse.
A artista já havia interpretado canções japonesas antes e chegou a iniciar o aprendizado da língua japonesa no começo da adolescência, mas abandonou por sofrer bullying. Na vida adulta, retomou a paixão.
A semelhança com o timbre de Izumi Sakai, vocalista da banda Zard, chamou atenção. Sakai, voz de temas de animes como Dragon Ball GT, faleceu aos 40 anos após uma queda enquanto tratava um câncer, sendo até hoje cultuada no Japão.
“Eu não a conhecia, foi a staff que me apresentou. Conectar-me com ela foi uma jornada, pois sua morte foi trágica”, disse.
O troféu de um metro está vindo para o Brasil, e sua estadia de 12 dias incluiu ensaios e turismo. Classificada para outro programa, ela planeja voltar ao Japão ainda este ano para explorar mais o país.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Elize Fleury