Anvisa suspende interdição de creme dental da Colgate, mas emite alerta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que suspendeu a interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint após recurso da marca. A medida vai permitir que a empresa volte a vender o produto. Porém, a Anvisa emitiu um alerta sanitário solicitando que os consumidores notifiquem a agência caso tenham alguma reação adversa. A Colgate afirmou no recurso que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.

“A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde”, declarou a agência, em nota.

A interdição foi decretada na última quinta-feira (27). Segundo a agência, eles tinham recebido oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. Entre os casos relatados estavam inchaço, nas amígdalas, lábios e mucosa oral. A agência constatou que o produto havia sofrido uma reformulação, e com isso, muitos consumidores tiveram reação adversa.

A Colgate confirmou que algumas pessoas podem apresentar “sensibilidade a certos ingredientes” da pasta de dente Colgate Clean Mint. A pasta é uma versão com a fórmula atualizada da Colgate Total 12, com a adição de fluoreto de estanho em sua composição.

Em nota, a Colgate afirma que persegue o objetivo de proporcionar uma saúde bucal de qualidade.

“A marca Colgate tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçamos nosso compromisso com a qualidade e segurança de nossos produtos. Estamos cientes da determinação da Anvisa sobre a interdição cautelar do produto creme dental Total Clean Mint”, diz a nota.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação