Estudo aponta que Rio de Janeiro possui 27 bairros sem favelas

O Rio de Janeiro, com sua vasta diversidade social e geográfica, conta com 27 bairros que não possuem favelas em seus limites. Esses bairros, espalhados por diversas zonas da cidade, como Zona Norte, Oeste, Sul e Central, variam em características, mas compartilham a peculiaridade de estarem livres de grandes comunidades. Contudo, a ausência de favelas não significa ausência de vulnerabilidade, já que muitos desses bairros convivem com áreas vizinhas que possuem grandes concentrações populacionais.

O fato de não possuir favelas nos bairros, não significa que os bairros estão livres de criminalidade. A explicação pode passar por conta da pequena área geográfica do bairro ou na proximidade de outros que possuem grandes comunidades, caso do Riachuelo, o bairro fica localizado próximo ao Sampaio e o Jacaré, que possuem grandes favelas.

Outros bairros como Oswaldo Cruz, Abolição e Vila da Penha também estão na lista dos bairros que não tem favelas, mas as áreas próximas se destacam com alta densidade populacional e presença das comunidades. Embora não tenham em seu território, convivem com a realidade de estar próximo a zonas vulneráveis.

O caso do Méier, também entra na lista. Ele é habitado por uma população de classe média alta, não tem favelas em sua geografia oficial, o que eleva o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para patamares, sendo um dos mais altos da Zona Norte do Rio. Os números são superiores até mesmo aos da Tijuca, que, apesar de também ter um IDH alto, sofre com as comunidades da sua área.

Na Zona Oeste, a Barra da Tijuca destaca-se por seu planejamento urbanístico, desde sua ocupação irregulares. A região, inicialmente afastada das áreas de interesse da população, foi ocupada de forma intencional, contribuindo para não ter favelas. Lugares como Itanhangá e Recreio tiveram as ocupações irregulares de forma mais recente, depois da década de 90.

A Zona Sul, bairros tradicionais considerados de classe alta, como Urca e Jardim Botânico, também não tem favelas em seu território. Há algumas vilas dentro desses bairros que possuem moradores de baixa renda, como na Urca, mas a Prefeitura do Rio não as considera como favelas.

Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus