TikTok retira filtro polêmico que promovia vergonha corporal

O TikTok removeu um filtro polêmico que permitia aos usuários alterar suas fotos para parecerem mais gordos. O filtro, conhecido como “chubby filter”, transformava a imagem inicial do usuário, geralmente magra, fazendo seu corpo parecer mais cheio, enquanto tocava a música “Anxiety”, da rapper Doechii.

Com o crescente número de vídeos utilizando o filtro, uma reação negativa foi gerada, com usuários acusando o filtro de promover a vergonha corporal.

A TikToker Sadie Bass (@sadiebass16) comentou sobre o assunto: “Imagine que você está apenas tentando existir neste aplicativo e vê milhares de pessoas usando um filtro de IA para ter um corpo que se parece com o seu corpo, envergonhando-o e todos os comentários sendo tipo ‘uh, imagine’. Muitas pessoas podem imaginar.”

TikTok informou que removeu o filtro, bloqueou vídeos relacionados e está revisando o conteúdo para impedir que apareça nas recomendações, especialmente para contas de adolescentes. O filtro foi carregado por uma empresa chamada CapCut, que é controlada pela mesma empresa-mãe do TikTok, a ByteDance.

Embora o TikTok tenha eliminado o filtro da versão mobile, ainda é possível encontrar alguns vídeos relacionados no site desktop. Outros filtros de beleza também têm sido criticados por promoverem padrões prejudiciais à autoestima, como suavizar rugas e reforçar estereótipos de juventude e magreza.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução