Indicadores apontam crescimento econômico de 3,6% da cidade do Rio

A cidade do Rio de Janeiro registrou crescimento de 3,6% em 2024 em relação ao ano anterior, já com os valores descontados da inflação, segundo o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio). O resultado acompanha o ritmo da economia nacional, cujo Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 3,4%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador, elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), combina dados da arrecadação de impostos, como ISS e ICMS, com estatísticas do IBGE. Entre 2021 e 2024, o indicador acumulou crescimento de 9,2%.

A SMDE também monitora mensalmente o setor de serviços, que é o principal da economia carioca. O Indicador de Atividades de Serviços do Rio (IAS-Rio) cresceu 2,8% em termos reais em 2024, somando alta de 9,5% no acumulado dos últimos quatro anos.

Os resultados das pesquisas do IAE-Rio e do IAS-Rio são publicados mensalmente no Boletim Econômico do Rio e o estudo completo pode ser acessado no Observatório Econômico do Rio pelo site.

 

Por: André Zamora

Foto: Pexels – Maxi Franzoi