Governo avalia antecipar décimo terceiro em 2025

A equipe econômica está avaliando a possibilidade de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas em 2025. De acordo com fontes do governo, o Ministério da Previdência Social já solicitou a antecipação dos recursos, seguindo o modelo adotado nos últimos anos.

Embora a decisão final ainda não tenha sido tomada, a expectativa é de que os valores possam ser pagos em abril ou maio, ao invés de no segundo semestre, como acontece tradicionalmente. Em 2022 e 2023, o pagamento foi feito nos meses de maio e junho. Para que a antecipação seja oficializada, será necessário um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os beneficiários do abono serão aqueles que, em 2025, estiverem recebendo aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O governo não divulgou o número exato de pessoas que podem ser beneficiadas, mas em fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou mais de 40 milhões de benefícios, totalizando R$ 82,2 bilhões. Desses, cerca de 28,5 milhões de beneficiários, ou 70%, receberam o valor de um salário-mínimo (R$ 1.518), enquanto 12,2 milhões receberam acima desse valor, sendo que 10,6 mil pessoas ganham o teto da Previdência Social.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução/Freepik