Casa Pacheco Leão retoma programação cultural com concerto gratuito neste sábado (29)

A Casa Pacheco Leão, um dos edifícios do Corredor Cultural do Jardim Botânico, retorna à cena cultural carioca com uma nova proposta. O local também irá proporcionar apresentações musicais regulares. Neste  sábado (29), a varanda da Casa receberá as apresentações do grupo Discurso Harmônico, composto pelos violinistas Roger Ribeiro e Luan Braga.

A estreia será marcada por um repertório especial, incluindo obras clássicas como a “Sonata para dois violinos em fá maior”, de Francesco Geminiani, e a “Sonata nº 2 em dó maior”, de Teodorico Pedrini, além de peças da “Segunda suíte para dois violinos” sobre temas das óperas de Jean-Philippe Rameau. Os concertos acontecerão duas vezes por sábado, com sessões às 11h e às 15h.

A programação musical na Casa marca uma nova fase para o local, que reabriu suas portas ao público no final de 2024, após passar por um processo de revitalização. O edifício, que já abrigou laboratórios de pesquisa e o Núcleo de Educação Ambiental do JB, foi a residência do médico Antônio Pacheco Leão, diretor do Jardim Botânico do Rio de 1915 a 1931.

O casario proporciona aos visitantes uma viagem ao passado, com mostras que retratam a mesa de trabalho de Pacheco Leão e até a recriação de sua voz, adquirida através de Inteligência Artificial. Uma autêntica jornada no tempo. A entrada na Casa Pacheco Leão é gratuita, mas é necessário retirar um ingresso no site oficial de compras. A operação ocorre de quinta-feira a terça-feira, das 10h às 17h.
Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Divulgação/GovBR