Terremoto de magnitude 7,7 devasta Mianmar, Tailândia e China

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o sudeste asiático nesta sexta-feira (28) afetando principalmente Mianmar, Tailândia e partes do sudoeste da China. O epicentro foi registrado próximo a Mandalay, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros, intensificando os danos na região.
Em Mianmar, as cidades de Mandalay, Yangon e Naypyitaw foram as mais atingidas. Edifícios históricos foram destruídos, pontes colapsaram e rodovias ficaram intransitáveis. A junta militar declarou estado de emergência em seis regiões afetadas e solicitou ajuda internacional para lidar com a crise.
Na Tailândia, a capital Bangkok foi afetada. Um arranha-céu em construção desabou, resultando em três mortes confirmadas e dezenas de trabalhadores desaparecidos sob os escombros. As autoridades declararam estado de emergência na cidade e suspenderam as atividades comerciais na Bolsa de Valores em resposta ao desastre.
Já no sudoeste da China, os impactos foram menos severos do que nos países vizinhos. As autoridades chinesas estão em alerta e monitoram possíveis réplicas. Equipes de emergência foram mobilizadas para avaliar e reparar os danos nas áreas afetadas.
Os governos de Mianmar e Tailândia estão coordenando esforços de resgate e assistência às vítimas. No entanto, os trabalhos são prejudicados por estruturas comprometidas e, no caso de Mianmar, pela instabilidade política decorrente da guerra civil. A Cruz Vermelha está liderando iniciativas de doação de sangue, especialmente em Mianmar, onde a necessidade é crítica.
Por: André Zamora
Foto: Reprodução/X: Siri Xpert