Projeto E.D.A revitaliza escadaria e casarão da Rua Visconde de Paranaguá na Lapa, com arte e cultura

O Movimento E.D.A (Escada da Arte), fundado por Mineiro Tatoo, desenvolveu um plano para a revitalização da escadaria da Rua Visconde de Paranaguá, localizada no bairro da Lapa, no coração do Rio. A ilustração, feita com Inteligência Artificial (IA), evidencia o que a escadaria pode oferecer de belo e positivo, fazendo dela atraente para os habitantes e visitantes nacionais e internacionais.
Inspirado na Escadaria Selarón, a ideia é converter o local, atualmente deteriorado e marginalizado, em um local de turismo e cultura, vibrante e seguro para os habitantes e turistas. Para alcançar esse objetivo, Mineiro Tattoo tem o apoio de diversos grupos sociais que compreendem a relevância do projeto.
Mineiro explica que o movimento, que busca melhorias para a região, conta com a participação de “moradores, artistas, comerciantes e amigos”, que já fizeram mutirões de reforma e benfeitorias, com material comprado com os próprios recursos. “Mas para manter uma revitalização é preciso ocupar esse espaço”, ressalva o empreendedor da economia criativa.
Mineiro Tattoo conta que o projeto foi inspirado em outro equipamento, que se tornou uma célebre atração carioca: a Escadaria Selarón. O objetivo do grupo é fazer com que a escadaria da Paranaguá seja semelhante a Selarón, que “hoje representa o ponto turístico mais acessível e democrático do Rio”.
Segundo o idealizador do E.D.A., a viabilidade dessa transformação é possível graças às características e potenciais das próprias escadarias, que “têm riquíssimas histórias que precisam ser pesquisadas, contadas e preservadas”. Para Mineiro, a revitalização vai promover “um turismo de experiência única, de contato com a arte urbana, além de tornar o local uma grande obra de arte a céu aberto”.
O projeto de revitalização prevê a incorporação do casarão da Visconde de Paranaguá nas intervenções, transformando a região em um ponto instagramável, para impulsionar o turismo e valorizar a cultura local, por meio da integração entre a arte urbana e a história do Centro do Rio.
Segundo Mineiro Tattoo, a ideia para retomar e ressignificar a escadaria da Visconde de Paranaguá, para além de um lugar de passagem, surgiu a partir da constatação do abandono local e da urgência de agir em prol da sua recuperação.
A revitalização da escadaria também será enriquecida por murais 3D, espaço de arte colaborativa, placas informativas com QR Codes, contando a história da escadaria, do Visconde de Paranaguá e dos artistas envolvidos; além de inserção de outros elementos urbanos criativos, como: bancos artísticos, guarda-corpos temáticos; e jardins suspensos ou verticais verdes, ao longo da escadaria, para incorporar e valorizar a natureza tão presente no bairro.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução