Lula indica ex-ministro Guido Mantega para Conselho Fiscal da Eletrobras

O governo Lula enviou à Eletrobras nesta quinta-feira (27) suas indicações para os conselhos da companhia. Na lista consta o nome do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega Guido Mantega, para uma cadeira no Conselho Fiscal da companhia. No ano passado, o presidente Lula tentou emplacar Mantega como diretor-presidente da Vale. No novo cargo, Mantega vai receber um salário de R$ 12.600 por mês.
Para o Conselho de Administração, Lula apresentou os nomes de Maurício Tolmasquim, diretor de transição energética da Petrobras, e dos ex-ministros Silas Rondeau e Nelson Hubner, respectivamente presidente e integrante do conselho da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional).
O Conselho Fiscal da Eletrobras, ao qual Guido Mantega foi nomeado, é um órgão independente responsável pela fiscalização, enquanto o Conselho de Administração define a estratégia da empresa.
Na quarta-feira (26), a Eletrobras e a União assinaram um acordo para o governo ampliar a sua participação no Conselho de Administração da companhia. A negociação durou dois anos, sob pressão do presidente Lula por maior influência nas decisões estratégicas da ex-estatal, privatizada no governo Bolsonaro.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado