Futuro de Dorival Jr será decidido pela CBF nesta sexta (28)

A situação de Dorival Júnior como técnico da Seleção Brasileira será decidida nesta sexta-feira, em reunião com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. O treinador de 62 anos, que assumiu o comando da equipe em janeiro de 2024, após a saída de Fernando Diniz, vive um momento delicado no cargo, especialmente após a humilhante derrota por 4 a 1 para a Argentina, a maior goleada da história do Brasil em Eliminatórias de Copa do Mundo.

Dorival passou 15 meses à frente da Seleção Brasileira e teve um aproveitamento mediano de 58,3%, com sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Ofensivamente o time comandado por ele foi discreto, com 25 gols marcados. A defesa, seu ponto mais fraco, teve 17 gols sofridos. A passagem do treinador pela Copa América de 2024 também deixou a desejar, com uma eliminação nas quartas de final, a primeira da história da Seleção em uma Copa América, após empatar com o Uruguai e perder nos pênaltis.

Nas Eliminatórias, o cenário é igualmente preocupante. O Brasil ocupa a quarta posição, com 21 pontos de 42 possíveis, 10 a menos que a líder Argentina, já classificada para o Mundial de 2026. O aproveitamento de Dorival nas eliminatórias é de apenas 50%, com 20 gols marcados e 16 sofridos. O caso preocupa pois o Brasil está com sérios riscos de não conseguir a classificação para a Copa do Mundo no próximo ano.

Em meio a essas dificuldades, o técnico convocou 58 jogadores e promoveu 19 estreias, além de lidar com 21 cortes ao longo de sua gestão. A pressão pela continuidade de seu trabalho aumenta, e a decisão de Ednaldo Rodrigues nesta sexta-feira pode definir o futuro de Dorival à frente da Seleção.

Por: João Pena
Foto: CBF