Ex-técnico do sub-20 é preso novamente suspeito de integrar máfia de cigarros

O ex-técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Luiz Antônio Verdini de Carvalho, foi preso nesta quinta-feira (27) pela Polícia Federal, suspeito de integrar a máfia dos cigarros. De acordo com as investigações, Verdini seria homem de confiança do chefe da quadrilha, o contraventor Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho. Outras 11 pessoas foram presas, como resultado da Operação Libertatis 2, que apura a venda ilegal de cigarros no Rio de Janeiro.
Segundo a PF, Verdini é integrante da quadrilha de Adilsinho desde 2018 e tinha autoridade para realizar depósitos pra o chefe. Já atuando como gerente no esquema, Verdini foi assessor da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor em 2021, quando a pasta era integrada à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Ele foi exonerado em novembro de 2022, de acordo com o Ministério do Esporte.
“O grupo criminoso envolvido falsificava e comercializava os cigarros que produzia com o emprego de embalagens falsas, trabalho análogo à escravidão, tráfico de pessoas e imposição de violência e terror para que comerciantes de regiões dominadas pela organização fossem obrigados a revender apenas o cigarro fornecido pelo grupo investigado”, informou a PF.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução