Brasileirão lidera ranking de capacidade média das ligas nacionais

Às vésperas do Campeonato Brasileiro 2025, um levantamento inédito realizado pelo Bolavip Brasil revela que a principal liga de futebol do país possui a maior capacidade média de público entre as 12 maiores competições nacionais do mundo. Com uma média de 45,4 mil torcedores por estádio, o Brasileirão lidera o ranking global, superando outras ligas tradicionais como a Premier League e a Bundesliga. O estudo analisou os estádios dos clubes mandantes em diversas ligas pelo mundo, totalizando 234 arenas avaliadas.
O Maracanã é o destaque nacional, com uma capacidade máxima de 78.838 torcedores, que ocupa a sexta posição entre os maiores estádios do mundo em ligas nacionais. O estádio, considerado o maior palco esportivo do Brasil, já comportou até 90 mil pessoas antes da reforma em 2014. Com sua grandiosidade, o Maracanã segue como o principal estádio para grandes eventos do futebol nacional e um dos principais a nível internacional.
O Campeonato Brasileiro também é exemplo quando se fala do número de clubes da Série A que jogam em estádios com capacidade superior a 40 mil pessoas. No Brasil, são 13 times da primeira divisão, que representa 65% das equipes, superando a Premier League, com apenas nove clubes com estádios dessa capacidade. A infraestrutura no Brasil, é notável quando comparada a outras grandes ligas, especialmente na Europa.
Apesar da estrutura exemplar, a ocupação dos estádios brasileiros ainda fica abaixo das expectativas. Em 2024, a média de público pagante no Brasileirão foi de 25.781 torcedores por jogo, correspondendo a apenas 57% da capacidade média das arenas. Esse número é consideravelmente abaixo das ligas europeias como a Premier League, que tem uma média de 40,4 mil, e a Bundesliga, com 38,5 mil.
Mesmo que o Brasil possua algumas dos maiores e mais modernos estádios do mundo, o baixo índice de ocupação ainda é um desafio a ser enfrentado. As grandes capacidades dos estádios não se traduzem em presença nas arquibancadas, refletindo um distanciamento entre a infraestrutura e o público. Para que as arenas cumpram seu potencial, a liga brasileira precisa conquistar mais presença e engajamento dos torcedores, especialmente diante da concorrência das ligas europeias.
Por: João Pena
Foto: Prefeitura do Rio
veja mais sobre
- Projeto de Lei obriga identificação em mochilas de entregadores de aplicativos no Rio 1 de abril de 2025
- Julgamento pode aumentar extremismo no Brasil e popularidade de Bolsonaro, afirma Financial Times 1 de abril de 2025
- Governo japonês alerta que país pode enfrentar terremoto de magnitude 9 1 de abril de 2025
Pesquise
EDITORIAS
- Brasil (3.696)
- Entretenimento (3.445)
- Esportes (2.675)
- Mundo (2.289)
- Principal (10.721)
- Rio de Janeiro (3.653)
- Saúde e Bem-estar (1.315)
- Tecnologia (46)
- Transporte e mobilidade (1.363)