Vacinação contra gripe no Rio começa antes do previsto para próxima quarta-feira (2)

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) será antecipada para a próxima quarta-feira, dia 2 de abril, pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O Governo Federal lançará a estratégia nacional em 7 de abril, porém, estados e municípios que já receberam as doses antecipadamente já podem começar a imunização, conforme explicado pela secretaria fluminense. Nesta quinta-feira, a secretaria envia a primeira remessa, contendo 492 mil doses, para os 92 municípios do Rio de Janeiro, que já podem pegar os frascos e começar suas atividades. No total, mais de 7 milhões de indivíduos têm a possibilidade de receber a vacina este ano.

A vacina contém o imunizante contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Nesta fase, é destinada a grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, entre eles, pessoas com mais 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos e gestantes.

A secretaria estadual ressalta que a antecipação busca proteger os grupos mais vulneráveis, diminuir os casos graves e as complicações respiratórias causadas da influenza, bem como aliviar a carga no sistema de saúde. A imunização também assegura a operação de serviços indispensáveis. A secretaria ressalta que os municípios que possuírem condições poderão aplicar as doses, mesmo antes do dia 2 de abril.

Os municípios fluminenses já se organizam para iniciar a campanha. O GLOBO entrou em contato com a prefeitura dos cinco mais populosos. Deles, Nova Iguaçu foi o único a confirmar, até o momento, que antecipará os atendimentos para o começo da semana, para segunda-feira, dia 31 de março, em três pontos, sendo eles:

  • Centro de Saúde Vasco Barcellos, na Rua Bernardino de Mello 1.825, no Centro
  • Shopping Nova Iguaçu, na Avenida Abílio Augusto Távora 1.111, no bairro da Luz
  • Ônibus da Saúde, na Avenida Marechal Floriano Peixoto s/n, em frente à estação de trem, no Centro

Já na terça-feira, o imunizante estará disponível nos 60 postos de saúde da rede municipal de Nova Iguaçu. O horário de funcionamento será de 8h às 16h.

Duque de Caxias e São Gonçalo seguem com a previsão do calendário para a próxima quarta-feira (2). A Secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Niterói não responderam.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução