STF faz 2º dia de julgamento de denúncia que pode tornar Bolsonaro réu

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, ao longo desta quarta-feira (26), o julgamento da denúncia que pode tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas no processo que apura uma tentativa de golpe durante e depois das eleições de 2022. Compõem o colegiado os ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Carmen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.
O primeiro dia, realizado nesta terça-feira (25), foi marcado por uma extensa leitura de argumentos. Foram realizadas duas sessões. Na primeira, ocorrida pela manhã, o relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, leu o relatório com os principais pontos da denúncia e das defesas dos acusados. À tarde, os ministros rejeitaram, uma a uma, as objeções preliminares levantadas pelas defesas.
Caso os ministros aceitem a denúncia, os investigados se tornarão réus e passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes. Eles podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução