Diretor palestino vencedor do Oscar é agredido e sequestrado por israelenses

Vencedor do Oscar 2025 na categoria Melhor Documentário, pelo filme “Sem Chão”, o diretor palestino Hamdan Ball foi espancado e sequestrado por soldados israelenses. A informação foi divulgada no X por Yuval Abraham, codiretor do longa-metragem premiado.

“Um grupo de colonos linchou Hamdan Ballal, codiretor de nosso filme ‘Sem Chão’. Eles o espancaram e ele apresenta feridas na cabeça e no estômago, com sangramento. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou, e o levaram. Não há sinal dele desde então”, escreveu Yuval.

Após a publicação do post, o cineasta postou um vídeo de um suposto ataque de colonos a ativistas no vilarejo em que mora Ballal. No vídeo, é possível ver um homem mascarado ameaçando pessoas e jogando pedras.

Basel Adra, o outro co-diretor da obra, afirmou à CNN que foi à casa de Ballal na vila de Susya, na Cisjordânia, nesta segunda-feira (24), depois que o colega ligou para ele afirmando que estava em perigo. Ao chegar, Basel viu viu Ballal sendo levado pelos militares enquanto outras duas pessoas estavam sendo colocadas dentro de carros de polícia.

De acordo com a agência Associated Press, Hamdan foi detido por soldados israelenses após ataques no vilarejo palestino de Susiya, localizado na região de Masafer Yatta. O paradeiro do diretor ainda não foi identificado.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Getty Images