Ministros do STF não descartam possível fuga de Bolsonaro para EUA

Apesar de estar com o passaporte retido pela Corte, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda pode articular uma fuga aos Estados Unidos, a fim de evitar as consequências legais da tentativa de golpe de Estado em que se baseou uma denúncia da PGR. De acordo com alguns ministros ouvidos pelo G1, a ida de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos pode significar o início de um plano de fuga.

“É um cálculo político: possuem palco fora, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que vão chamar de exílio”, apontou um dos ministros.

O fracasso da manifestação pró-anistia em Copacabana foi um divisor de águas na estratégia da família Bolsonaro, de acordo com os ministros entrevistados.

De acordo com a investigação da Polícia Federal (PF), Bolsonaro iria aguardar a tentativa de golpe morando nos EUA, no final de 2022. Antes de viajar para lá, o ex-presidente fez uma transferência de R$ 800 mil para o país, conforme apontou a quebra de sigilo bancário feita pela PF. Se for condenado, ministros e investigadores não descartam a possibilidade de que ele tente escapar.

Contudo, membros próximos do núcleo bolsonarista afirmaram que a decisão de Eduardo de ir aos EUA foi tomada por impulso e que até o pai foi pego de surpresa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Flickr