Elon Musk processa governo da Índia por censura

O X, rede social de Elon Musk, entrou com uma ação contra o Ministério de Tecnologia da Informação da Índia, acusando o governo de facilitar a remoção de conteúdos na plataforma sem a devida supervisão. O caso ocorre em meio aos esforços da Tesla e da Starlink para ampliar sua presença no país. O processo foi iniciado em março e será novamente analisado no final do mês.

A empresa de redes sociais, afirma que o Ministério da TI da Índia teria tornado o processo de remoção de conteúdo online mais fácil. Junto disso, teria autorizado diversos funcionários a executar essas ordens. O processo foi feito de forma pública no dia 5 de março. A acusação afirma que o ministério estaria tentando fazer acordos para que outros departamentos nacionais usem um site do governo do Ministério de Assuntos Internos para emitir ordens de bloqueio de conteúdo no X. A empresa, representada por Musk, alega que está sofrendo com “censura irrestrita de informações na Índia”.

Não é a primeira vez que a plataforma do homem mais rico do mundo acusa governos de censura, no Brasil, tivemos um episódio parecido. Na Índia, a plataforma defende que os bloqueios não estão de acordo com as políticas do país, que valem para casos de danos à soberania e à ordem pública. Ele ainda questionou dizendo que essas ordens costumavam ter supervisão rigorosa de funcionários de alto escalação do ministério e, agora, estariam na mão de “inúmeros” funcionários.

O caso foi ouvido no tribunal superior no estado de Carnataca, sem nenhuma decisão tomada, ele será ouvido pela segunda vez no dia 27 de março. O The Guardian entrou em contato com o Ministério de TI da Índia, que deu uma nova direção para a solicitação de posicionamento ao Ministério de Assuntos Internos, porém, o órgão não quis responder.

Os interesses de Elon Musk em aumentar sua presença dentro do território indiano é perceptível. Juntamente do projeto de influência da plataforma das redes sociais, ele vem ampliando sua presença com a Tesla. A empresa do setor automotivo estaria alugando espaços e contratando funcionários no país. O interesse genuíno em investir na presença das empresas na Índia, vem por conta das quedas de mercado nos Estados Unidos. Starlink também quer entrar oficialmente no território do país asiático, mas aguarda aprovações.

Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus