Dilma Rousseff é reeleita presidente do Banco dos Brics, após aval de Putin

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) foi reeleita para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics. O anúncio foi feito neste domingo (23) durante reunião anual do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim. Responsável pela indicação ao cargo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu o sinal verde para a petista, que presidirá o banco por cinco anos.
Em 2024, o presidente russo sugeriu a prorrogação do mandato da ex-presidente brasileira à frente do Banco dos BRICS. Ele argumentou que as sanções impostas à Rússia devido à guerra na Ucrânia poderiam dificultar a atuação de um russo na presidência da instituição. Dilma Rousseff assumiu a presidência do banco em abril de 2023, com o mandato inicialmente previsto para terminar em julho deste ano.
Em uma rede social, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), parabenizou Dilma pela reeleição.
“Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua liderança, o Banco dos BRICS tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de nossos países”, escreveu a ministra.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução