Alemanha reforça investimentos nas Forças Armadas em resposta ao novo cenário geopolítico

A Alemanha está se comprometendo com um aumento substancial em seus gastos militares, com uma reforma significativa para modernizar suas Forças Armadas, a Bundeswehr, após anos de subinvestimento. O governo do chanceler Friedrich Merz busca um novo modelo de defesa em resposta às tensões geopolíticas, especialmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022.
O país acaba de desbloquear bilhões de euros em financiamento para suas Forças Armadas, com uma previsão de investimento que pode atingir até € 600 bilhões nos próximos 10 anos, caso o orçamento seja mantido em 3,5% do PIB. Merz tem como prioridade a renovação da política de defesa nacional, que inclui um fundo de € 100 bilhões para melhorar a infraestrutura militar, como equipamentos e recrutamento.
A Alemanha, que historicamente teve gastos militares abaixo da média da OTAN, atingiu em 2024 o limite de 2% do PIB exigido pela aliança, marcando um novo marco após décadas de cortes. Porém, ainda há desafios internos, como a falta de recursos para infraestrutura e recrutamento.
Em um relatório divulgado pela Comissária Parlamentar para as Forças Armadas revelou que a Bundeswehr enfrenta dificuldades em atingir suas metas de recrutamento e apresenta uma força de combate envelhecida, com necessidade urgente de reformas em quartéis e instalações.
“Fui convencido pela lei a me juntar ao exército. Então, acho que algum tipo de serviço obrigatório tem que estar em vigor para aumentar os números da maneira que queremos ver”, comentou o brigadeiro-general alemão Ralf Hammerstein. “Isso não vai acontecer da noite para o dia – mas o aumento veremos… começando este ano.”
Embora a transformação das Forças Armadas da Alemanha seja um processo gradual, o país vê agora um apoio crescente da população para os investimentos em defesa. De acordo com uma pesquisa recente revelou que 66% dos alemães apoiam o aumento dos gastos com segurança, considerando essencial o reforço das capacidades militares diante das crescentes ameaças internacionais.
Merz visa fortalecer a defesa da Alemanha e não apenas assegurar a segurança nacional, mas também consolidar o papel do país como um aliado estratégico na defesa da Europa.
“A Alemanha está de volta”, ele declarou há uma semana em Berlim. “A Alemanha está fazendo uma contribuição significativa para a defesa da liberdade e da paz na Europa”, declarou Merz.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reuters