Feriadão de abril no Rio de Janeiro deverá impulsionar turismo e economia

O Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriadões dos últimos anos, com até seis dias de pausa entre a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e São Jorge (23 de abril). O recesso prolongado, que supera a duração do Carnaval, promete movimentar o setor turístico e injetar R$ 2,6 bilhões na economia da capital. O turismo regional deve ser o principal beneficiado, com aumento de viagens para cidades próximas ao Rio.
O é considerado o mais extenso dos últimos cinco anos. Neste ano, muitos cariocas poderão descansar na Sexta-Feira Santa (18 de abril), sábado, domingo, Tiradentes (21 de abril, segunda), emendar a terça-feira e terminar com São Jorge( 23 de abril, quarta-feira, feriado estadual).
O estado do Rio de Janeiro não tinha um recesso tão longo desde 2020, quando forma nove dias consecutivos, entre 18 e 26 de abril. Na época, o dia de Tiradentes e de São Jorge caíram numa terça e segunda-feira, formando uma sequência de folgas que englobou os cinco dias úteis e dois finais de semana. Porém, devido à pandemia, a data acabou não sendo aproveitada para encontros e viagens.
O setor turístico tem grande expectativa para o período. Depois do carnaval em março, marcando o fim da alta temporada, o feriado de abril será uma grande oportunidade de manter a demanda elevada em hotéis, restaurantes e passeios turísticos. Conforme mostrado por um levantamento da Fundação Visit Rio, os feriados de 2025 deverão injetar 2,6 bilhões de reais na economia estadual. Carlos Werneck, Presidente Executivo do Visit Rio, diz que este feriado prolongado deve incentivar o turismo regional.
“Temos aqui uma conexão muito grande com a região dos Lagos, com a região de Angra e Paraty, com a região de Petrópolis, Serra, Friburgo, Cachoeiras de Macacu, toda essa região que é perto do Rio, e está todo mundo aí há uma hora e meia, duas, duas horas e meia, vamos dizer assim, no máximo, de chegar até o Rio. Então, hoje a gente percebe isso através do turismo rodoviário, que é não só vindo de ônibus, mas muita gente vindo de carro também, chegando à cidade para isso”, destaca.
Junto do feriadão de abril, o Visit Rio considera outras datas importantes para o turismo em 2025. Entre elas, estão Corpus Chrsti (19 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro), ambos em quintas-feiras, abrindo portas para viagens curtas. No Dia do Trabalho (1 de maio) a expectativa é que a cidade receba millhares de visitantes para um show gratuito de cantora mundial Lady Gaga em Copacabana.
Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus
veja mais sobre
- Neymar aparece junto de Luciano Hang durante tratamento de lesão 27 de março de 2025
- Arthur Elias convoca 23 jogadoras para amistosos contra EUA e preparação para Copa América Feminina 27 de março de 2025
- Dengue: 1 milhão de doses da vacina podem ser entregues pelo Butantan 27 de março de 2025
Pesquise
EDITORIAS
- Brasil (3.664)
- Entretenimento (3.422)
- Esportes (2.652)
- Mundo (2.263)
- Principal (10.649)
- Rio de Janeiro (3.610)
- Saúde e Bem-estar (1.314)
- Tecnologia (42)
- Transporte e mobilidade (1.360)