Mounjaro chega ao Brasil em junho como rival do Ozempic

O medicamento Mounjaro (tirzepatida), produzido pela Eli Lilly, será disponibilizado nas farmácias do Brasil no dia 7 de junho. A caneta, rival do Ozempic (semaglutida), recebeu aprovação da Anvisa em 2023, porém ainda não estava disponível para venda no Brasil.

O Mounjaro surge como uma nova alternativa no tratamento da diabetes tipo 2. De acordo com os estudos, o tirzepatida tem um efeito superior ao da semaglutida no controle da glicose no sangue.

Além disso, a caneta tem como efeito “off label” de perda de peso, assim como as demais. Nas pesquisas, o efeito também foi superior, com uma perda de peso ainda maior que ao do concorrente Ozempic.

Assim como seu “primo-irmão”, a nova droga que chega ao país também é aplicada por meio de injeções semanais.

A Eli Lilly ainda não tem o preço a ser realizado no mercado, mas é possível ter uma estimativa de preço máximo, estipulado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Em São Paulo, por exemplo, o preço máximo estimado é de R$ 3.791,07.

O novo remédio ativa receptores da células relacionadas a dois hormônios que atuam no sistema digestivo: o GIP (sigla para polipeptídei insulinotrópico dependente de glicose) e o GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon).

Esses receptores que são ativados mexem com uma série de processos do organismo:

O Mounjaro age de duas formas no organismo. Primeiro, melhora a liberação de insulina pelo pâncreas após as refeições, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso beneficia especialmente pessoas com diabetes, que enfrentam dificuldades na produção ou ação da insulina.

Além disso, o medicamento controla o apetite, pois ativa receptores no cérebro que regulam a fome, o que pode levar à perda de peso. O Ozempic, por sua vez, tem um efeito semelhante, mas atua apenas sobre o hormônio GLP-1, enquanto o Mounjaro age tanto no GLP-1 quanto no GIP.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: REUTERS/George Frey/Foto de arquivo