Onda de calor se estende no Brasil e deve durar até 9 de março, informa Climatempo

De acordo com o Climatempo, a onda de calor que atinge o Brasil desde fevereiro deve se estender até o dia 9 de março.
Inicialmente, a previsão era de que ela desse trégua logo após o Carnaval, nesta Quarta-feira de Cinzas (05). Mas, com a persistência do bloqueio atmosférico que segue sobre parte do país, a previsão é que o calor dure mais do que previsto anteriormente.
“A onda de calor que se formou na última sexta-feira, 28/02, vai se estender até o domingo, 09/03 no país. Ainda continuamos com destaque para as máximas cerca de 5 a 7°C acima da média em parte do Sul do BR, no sul de MS e em grande parte do estado de SP”, afirma a Climatempo.
Os bloqueios impedem o avanço de frentes frias sobre boa parte do país. Com isso, além de não conseguirem chegar e diminuir as temperaturas, as regiões afetadas ficam ainda mais quentes porque não há formação de nuvens, que protegem do calor.
Neste último domingo (02), diversas regiões enfrentaram temperaturas acima de 38°C. O Mato Grosso do Sul registrou os índices mais elevados, com 39°C em Iguatemi e 38,7°C em Porto Murtinho e Sete Quedas. Em Foz do Iguaçu, no Paraná, os termômetros marcaram 38,2ºC, enquanto em Seropédica, no Rio de Janeiro, a temperatura chegou a 38,1ºC.
A capital paulista também teve um dia de intenso calor. Com a máxima de 34,8°C no Mirante de Santana, São Paulo atingiu um novo recorde tanto para 2025 quanto para o mês de março. O recorde anterior para março era de 34,7°C, registrado em 16 de março de 2024, enquanto o maior valor de 2025 até então havia sido 34°C, em 17 de fevereiro.
A onda de calor deve persistir nos próximos dias, mantendo temperaturas elevadas, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Além do calor intenso, essas regiões também enfrentarão escassez de chuvas significativas e baixa umidade do ar.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução