Lula liga para Walter Salles e parabeniza diretor por Oscar: ‘Lavou a alma do povo brasileiro’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para Walter Salles nesta terça-feira (04) para parabenizar pela vitória do filme “Ainda Estou Aqui” como melhor filme estrangeiro no Oscar 2025. Na ligação, o petista declarou que a estatueta “lavou a alma do povo e do cinema brasileiro”.

“Querido Walter, quando a gente percebe que um brasileiro é capaz de se superar numa arte que, até então, me parece que só americano ganhava. Então, eu quero te dizer que foi uma noite de ouro. Acho que você já fez outras coisas muito importantes, mas, dessa vez, você conseguiu lavar a alma do povo brasileiro e do cinema brasileiro, e recuperar de uma forma muito, mas muito importante, a história do Rubens Paiva”, disse Lula.

O prêmio foi inédito na história do cinema brasileiro. O filme havia sido indicado para três nomeações, e desbancou, no título de Melhor Filme Internacional, os filmes Emilia Pérez (França), Flow (Letônia), A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).

“Não tem muito o que falar quando a gente percebe que um brasileiro é capaz de se superar numa arte que até então, me parece, que só americano ganhava. Quero te dizer que foi uma noite de ouro. Acho que já fez outras muitas coisas importantes, mas desta vez conseguiu lavar a alma do povo brasileiro e do cinema brasileiro”, disse o presidente em vídeo divulgado nas redes sociais.

A primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, também parabenizou Salles pela premiação.

Walter Salles agradeceu as palavras do presidente e de Janja e destacou que compartilharia as palavras com a equipe.

“Me sinto honrado com suas palavras e honrado de poder ter adaptado um livro luminoso e extraordinário de Marcelo Rubens Paiva sobre seus pais”, afirmou Salles.

“As suas palavras as compartilho com uma equipe extraordinária na frente e detrás”, finalizou o diretor.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Getty Images