Violência no Rio de Janeiro tem aumento significativo em janeiro de 2025, segundo ISP

O estado do Rio de Janeiro registrou um aumento expressivo nos índices de violência em janeiro de 2025, com destaque para os roubos de veículos e cargas. Os roubos de veículos subiram 43%, totalizando 2.663 ocorrências, enquanto os de cargas aumentaram 49%, com 1.134 registros. Além disso, os homicídios dolosos cresceram 23%, com 312 vítimas no mês, o que equivale a uma média de 10 mortes por dia.

Outro dado preocupante foi o aumento nas mortes em confronto com a polícia, que subiram 13%, totalizando 68 vítimas. Apesar da alta criminalidade, o estado alcançou um recorde na apreensão de armas, com 96 fuzis retirados de circulação, um aumento de 55% em relação ao ano anterior.

O mês também teve 3.572 prisões em flagrante, 2.117 apreensões de drogas e 927 mandados de prisão cumpridos. Marcela Ortiz, diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), destacou o trabalho das polícias Civil e Militar no enfrentamento à criminalidade:

“A produtividade policial em janeiro evidencia o compromisso das forças de segurança do estado em combater a criminalidade. Os números históricos alcançados são resultado de ações estratégicas e integradas, que demonstram o árduo trabalho das polícias Civil e Militar no enfrentamento à criminalidade organizada”

O governador Cláudio Castro (PL) cobrou apoio do governo federal no combate ao tráfico de armas, diante do crescimento da violência no estado:

“Continuamos batendo recordes na apreensão dessas armas de guerra. E também continuo a afirmar ser necessário que o governo federal faça a sua parte, impedindo que esse armamento tão letal entre pelas nossas fronteiras. O Rio de Janeiro não produz armas, então é muito importante essa ação por parte do governo federal”

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução/Internet