Carnaval 2025: Sambódromo terá passarela retrátil e ‘esquenta’ cronometrado no desfile do Grupo Especial

Abram as alas: o Carnaval começa oficialmente nesta sexta-feira! E a edição desse ano promete muitas novidades.

Pela primeira vez, as escolas do Grupo Especial desfilam em três noites. Os desfiles deste ano terão dez minutos a mais que no ano passado, podendo ter entre 70 e 80 minutos.

O tradicional “esquenta” das escolas de samba, momento em que são tocados sambas antigos e realizados os discursos dos presidentes das agremiações, terá duração de dez minutos, marcados em contagem regressiva pelos relógios da Avenida. Até o ano passado, esse tempo era de cinco minutos.

Outra mudança será a configuração da votação, que não contará mais com cabine dupla. Até o último carnaval, os módulos eram agrupados, o que reduzia as paradas do desfile para apresentações, como as da comissão de frente e do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Agora, todas as cabines serão individuais e distribuídas pelos setores 3, 6, 9 e 10, resultando em quatro paradas ao longo do desfile.

Além disso, os jurados do Grupo Especial deverão entregar suas notas ao final de cada noite de apresentações, avaliando os nove quesitos separadamente. Anteriormente, isso acontecia apenas após a última escola desfilar, permitindo comparações entre as agremiações.

Por conta do incêndio ocorrido na fábrica de fantasias, as escolas prejudicadas da Série Ouro ( Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu) não poderão ser rebaixadas.

Por fim, um novo aplicativo, o Rio Carnaval, será lançado para servir como guia das apresentações, oferecendo detalhes sobre cada escola e um mapa do Sambódromo.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução