Manifestante é retirado à força da Câmara após protesto contra escala 6×1

Na noite desta quarta-feira (26), um homem foi retirado à força por seguranças da Câmara dos Deputados depois de protestar contra a jornada de trabalho 6×1. A ação foi coordenada por policiais do Departamento de Polícia Legislativa (Depol).
Luiz dos Santos foi retirado do plenário de uma das comissões por quatro seguranças. Um deles deu um “mata-leão”, após o manifestante ter reagido à abordagem com um soco.
O tumulto teve início no plenário onde ocorria uma coletiva de imprensa sobre a eleição da bancada evangélica. Ao anunciarem o deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) como novo presidente da frente parlamentar, o manifestante, que estava com uma faixa “Fim da escala 6×1. Por uma vida além do trabalho”, entrou no local e começou a protestar.
Encabeçada pela deputada Érika Hilton (PSOL), a PEC que propõe o fim da jornada de seis dias de trabalho foi protocolada no mesmo dia. A parlamentar defende que essa modalidade de escala contribui para o desgaste e esgotamento tanto físico como mental dos trabalhadores e propõe, em contrapartida, a jornada 4×3, com mais dias de descanso.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução