Sistema Acari opera com menor nível de água em cinco anos

A Cedae comunicou que o Sistema Acari, que fornece água para parte da Baixada Fluminense, está operando com a menor quantidade de água dos últimos cinco anos para o mês de fevereiro, devido à escassez de precipitações. Os reservatórios do sistema apresentaram uma diminuição de 32% na captação, o que pode afetar a disponibilidade de água caso a seca e as temperaturas elevadas continuem.
Mesmo com a diminuição do nível dos reservatórios, o fornecimento de água para a área servida pelo Sistema Acari continua inalterado. Contudo, a Cedae adverte que, se o tempo não melhorar, o fornecimento pode ser comprometido. A empresa aconselha a população a poupar água, postergando atividades que requerem um consumo elevado.
Cerca de 5% da produção total de água tratada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro é fornecida pelo Sistema Acari. Por sua vez, os outros sistemas de produção que servem a região – Guandu, Laranjal e Ribeirão das Lajes – continuam em funcionamento, assegurando a capacidade máxima das estações de tratamento.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução