PEC do 6×1: Erika Hilton retoma debate e deve protocolar texto nesta terça (25)

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) vai protocolar nesta terça-feira (25) o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) contra o regime de trabalho 6×1. A parlamentar fará um ato no Salão Verde da Câmara dos Deputados, acompanhada de representantes do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT).
Para mover a ação, a congressista reuniu 234 assinaturas, mais que o mínimo para fazer com que o texto possa tramitar — de pelo menos 171 deputados. Depois, a PEC precisará de um despacho do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Segundo com a assessoria da deputada, Hilton levará à Câmara o vereador carioca Rick Azevedo (PSOL) e representantes do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), além de outros movimentos sociais aliados.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton visa reduzir a carga horária semanal no Brasil, com o intuito de possibilitar a adoção de um modelo de trabalho de quatro dias por semana. Atualmente, o modelo 6×1 estabelece seis dias de trabalho e um de descanso. Na PEC, a deputada propõe que o país não apenas elimine o sistema em que o trabalhador tem apenas um dia de folga, mas também implemente a jornada 4×3.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Creative Commons