Eduardo Paes reforça campanha para tornar Rio ‘capital honorária’ do Brasil

Na segunda-feira (24), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), compartilhou uma imagem usando um boné que continha a inscrição “Rio de Janeiro, capital do Brasil”. A foto foi publicada em suas plataformas digitais antes de uma visita a Brasília, onde o objetivo é reforçar a ideia de transformar a cidade na “capital honorária” do país.

No início de fevereiro, Paes anunciou que enviaria um pedido formal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para oficializar o título. A ideia, segundo ele, busca reconhecer o papel histórico e simbólico do Rio como um dos principais representantes do Brasil no cenário global.

“Vou dar um pulo ali em Brasília! Volto já! RIO, CAPITAL HONORÁRIA DO BRASIL!”, escreveu Paes na legenda da foto.

A iniciativa pretende reparar os impactos da transferência da capital para Brasília, em 1960, e da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975. O prefeito garante que a medida não trará mudanças administrativas ou impactos financeiros, mas reforçará o status da cidade como um polo internacional.

A Prefeitura elaborou um estudo de 61 páginas detalhando a proposta, que inclui a criação de um comitê para gerenciar o patrimônio federal na cidade. A intenção é que o reconhecimento ocorra durante a cúpula do Brics, marcada para julho.

Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em 11 de fevereiro, Lula reagiu à proposta com bom humor. “A coisa mais importante é que eu atendo tantos prefeitos que o Eduardo Paes, além de pegar dinheiro todo dia, quer que eu devolva ao Rio a capital do país. Estamos com uma disputa aí que não sei como vamos resolver isso”, brincou o presidente.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução