Lula cumprimenta Friedrich Merz e seus aliados pela vitória nas eleições na Alemanha

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, cumprimentou, nesta segunda-feira (24), Friendrich Merz e seu partido pela vitória nas eleições da Alemanha. Lula disse em uma nota que essa eleição ocorre em um momento “de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”.

O presidente afirma que a Alemanha é um país “amigo e crucial” para o Brasil em algumas áreas. Entre elas, poteção dos direitos humanos, desenvolvimento sustentável, e na defesa da democracia e multilateralismo.

“Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, disse Lula. .

Por fim, Lula destaca que a concretização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, juntamente com a realização da COP 30 em Belém (PA) em novembro deste ano, são fatores que podem impulsionar esse processo.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reprodução