‘Há indícios de que o CV já recrutou gente nos EUA’, diz secretário de Segurança Pública

Em entrevista exclusiva ao jornal EXTRA, o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, afirmou que o governo dos Estados Unidos já tem informações de que o Comando Vermelho tem adeptos em seu território.

Victor afirmou que a influência do CV já superou a Cidade do Rio e agora está presente em 24 unidades federativas.

“Para eles, interessa ver organizações criminosas que estejam praticando crimes em seu território. O Comando Vermelho nasceu no Rio e se expandiu para outros estados do Brasil. Hoje, está presente em 24 unidades federativas e movimenta, no país, R$ 31 bilhões por ano com suas atividades criminosas. O PCC (Primeiro Comando da Capital) já foi declarado uma organização criminosa com ação no território americano. E o governo dos Estados Unidos já tem informações de que o Comando Vermelho tem adeptos em território americano. Estamos trabalhando nessa informação de inteligência, mas há indícios de que o CV já recrutou gente lá. O que não tem comprovado é que aquela ação criminosa efetivamente praticada em território americano.”

Questionado sobre a razão do Comando Vermelho ter interesse nos EUA, Victor afirmou:

“É mercado imenso de consumo de drogas. E isso, obviamente, preocupa o governo americano. E a gente também tem interesse nesse reconhecimento do CV como organização transnacional, por causa da quantidade de armas apreendidas aqui no Rio. Vimos que 70% dos fuzis apreendidos são de fabricação americana ou vêm para cá pelos Estados Unidos.”

O secretário defendeu ainda que forças de segurança americanas vão atuar como ‘observadoras’ no combate ao crime organizado.

“Elas não têm poder de polícia aqui, assim como não temos lá (nos Estados Unidos). Elas vão atuar como cooperadoras, observadoras dessas operações. Não vão estar em campo.”

Por: Ágatha Araújo

Foto: Folhapress