Onda de calor: temperatura será branda nesta sexta (21), mas não há previsão de chuva

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade do Rio terá uma breve pausa do calorão nesta sexta-feira (21). Porém, isso não significa que o tempo será fresco: a máxima hoje pode alcançar os 38 graus, enquanto sábado e domingo não devem ultrapassar os 37 graus. Haverá maior presença de nuvens e até a chance de chuvas isoladas.
O Alerta Rio informou que ventos úmidos vindos do oceano irão influenciar o clima, mantendo o céu parcialmente nublado. A previsão para o fim de semana é de uma máxima de 36 graus. Não há previsão de chuva.
Ir à praia pode parecer uma boa ideia para refrescar, mas não é recomendado se expor entre as 11h e 15h. O médico nefrologista da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Bruno Zawadzki, recomenda frequentar a praia somente até às 10h da manhã e depois das 16h, principalmente as crianças menores e idosos, que têm maior risco de sofrer desidratação.
“A exposição ao calor, associada ao estresse da desidratação, pode levar a um descompasso do coração em pessoas que possuem doenças crônicas cardiovasculares. Quem já teve um AVC pode desenvolver até um tumor no cérebro. Já um paciente renal crônico, que tem dificuldade de reter líquido e eletrólito, sobrecarrega o rim, que acaba fazendo um esforço a mais para funcionar, ficando mais suscetível à desidratação. Quanto mais intenso o calor, maior o risco para esse grupo”, diz o médico.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução