Onda de calor: bombeiros do Rio combateram mais de 500 incêndios em três dias

Devido à intensa onda de calor na Cidade do Rio, a incidência de queimadas e de incêndios tem sido cada vez mais frequente. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combateu cerca de 560 incêndios em vegetação desde a última segunda-feira (17). No mesmo dia, o bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, atingiu o Nível 4 de Calor, marco inédito desde a criação de protocolo de segurança contra altas temperaturas.
De acordo com os Bombeiros, na terça-feira (18), a Defesa Civil Estadual enviou alertas para a população por conta das altas temperaturas no estado. A atuação de um sistema de alta pressão favorece para que a umidade relativa do ar fique abaixo de 40%.
Entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro registrou 2.160 ocorrências, mais que o dobro das 711 ocorrências do mesmo período em 2024.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) emitiu um alerta sobre o elevado risco de incêndios florestais nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana do Rio de Janeiro.
Na capital, na região metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste, o risco é classificado como muito alto.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução