Comer iogurte pode proteger contra câncer de intestino, sugere estudo

Já é sabido que o iogurte é um alimento rico em benefícios para a saúde, como ajudar no equilíbrio da flora intestinal, fortalecer os ossos, por possuir cálcio, e auxiliar na saciedade. Agora, um novo estudo sugere que o consumo de iogurte pode diminuir o risco de câncer.
De acordo com um estudo publicado na revista científica Gut Microbes, o consumo regular de iogurte pode reduzir o risco de câncer de intestino ao promover mudanças benéficas no microbioma intestinal.
Realizado por pesquisadores do Mass General Brigham, em Massachusetts, nos Estados Unidos, o trabalho destaca como o consumo de duas ou mais porções de iogurte por semana ao longo do tempo está relacionado a menores taxas de câncer colorretal, especialmente em indivíduos com uma presença significativa de Bifidobacterium, uma bactéria encontrada nesse alimento. Surpreendentemente, essa bactéria foi identificada no tecido tumoral de cerca de 30% dos pacientes diagnosticados com câncer colorretal.
“Nosso estudo fornece evidências únicas sobre o benefício potencial do iogurte”, afirma o autor correspondente do estudo Shuji Ogino, chefe do Programa em Epidemiologia Patológica Molecular no Departamento de Patologia do Brigham and Women’s Hospital, em comunicado à imprensa.
“A abordagem do meu laboratório é tentar vincular dietas de longo prazo e outras exposições a uma possível diferença fundamental no tecido, como a presença ou ausência de uma espécie específica de bactéria. Esse tipo de trabalho de detetive pode aumentar a força das evidências que conectam a dieta aos resultados de saúde”, completa.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Pixies