Quadrilha especialista em roubo de celular extorquia e ameaçava vítimas: ‘Tenho seu endereço’

Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Civil realizou uma operação para cumprir 43 mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em roubo de celulares e extorsão de vítimas para desbloqueio dos aparelhos. Segundo com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), os criminosos ameaçavam as vítimas por meio de mensagens e e-mails para obter senhas de acesso a contas bancárias e liberar os celulares para revenda, aumentando o valor de mercado dos dispositivos roubados.

Até o momento, 37 pessoas foram presas.

Em uma das mensagens enviadas para uma vítima, um dos criminosos escreveu:

“Tenho seus dados e endereço. Meu interesse é a conta iCloud. Remove.”

Logo depois, ele enviou a foto de uma arma e acrescentou:

“Tenho nada a perder, vai ter dez minutos.”

O grupo também aplicava golpes de “phishing” por meio do WhatsApp, induzindo as vítimas a inserir informações sigilosas em sites falsos. Isso permitia que os criminosos desbloqueassem os celulares e acessassem aplicativos bancários.

Segundo as investigações, o grupo é especializado neste tipo de crime e operava com divisões de setores especializados em roubo, desbloqueio, revenda e extorsão. A primeira etapa consistia na subtração dos celulares, geralmente em locais de grande circulação, como Duque de Caxias, Bangu e Central do Brasil.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução