Funcionário do Vaticano revela que Papa Francisco se levantou e se acomodou em poltrona no hospital, mantendo-se ativo

Um funcionário do Vaticano, que preferiu não ser identificado, declarou nesta quarta-feira (19) que o papa Francisco conseguiu se levantar e se acomodar em uma poltrona em seu quarto de hospital, mantendo-se ativo em suas responsabilidades como chefe da Igreja Católica.

De acordo com a mesma fonte, o papa não foi colocado em um respirador e estava respirando por conta própria.

Francisco se encontra hospitalizado desde a última sexta-feira (14) devido a uma infecção respiratória. Na terça-feira (18), o Vaticano divulgou que o religioso sofre de uma pneumonia bilateral, que atinge os dois pulmões, com um quadro clínico classificado como “complexo”.

Nessa quarta-feira, o papa Francisco recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. De acordo com a primeira-ministra, ele está vigilante e reativo, mantendo “o senso de humor tradicional”.

O Vaticano declara que a infecção multimicrobiana que aflige o papa “é provocada por bronquiectasias e bronquite asmática”. Ele foi submetido a uma terapia com “corticosteroides e antibióticos”.

Francisco é especialmente propenso a infecções pulmonares porque, quando jovem, desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido.

O Vaticano também anunciou que todos os eventos públicos do calendário do papa foram cancelados até domingo (23).

O papa deveria liderar vários eventos no fim de semana para o Ano Santo Católico de 2025, que vai até janeiro do ano que vem.

É um momento especial de perdão para os católicos e o Vaticano espera que 32 milhões de turistas visitem Roma ao longo do ano, incluindo uma série de audiências especiais com Francisco.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução