Calor extremo: termômetro de rua marca 52ºC na Tijuca, Zona Norte do Rio

Nesta semana, um relógio de rua foi fotografado marcando 52°C na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A imagem foi divulgada pelas redes sociais da Rádio BandNews. De acordo com especialistas, a diferença entre as medições dos termômetros de rua e das temperaturas oficiais ocorre devido a fatores como a falta de controle sobre o ambiente em que os termômetros urbanos estão localizados.
Um exemplo disso é que os medidores do Instituto Nacional de Meteorologia são instalados em abrigos meteorológicos específicos e seguem padrões universais, diferente dos termômetros de rua, que ficam expostos a todo tipo de fator externo.
A onda de calor extremo tem afetado a cidade do Rio como um todo, e fez com que o bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, atingisse na segunda-feira (17) o Nível 4 de Calor, feito inédito desde a criação do protocolo de segurança contra altas temperaturas. O Nível 4 ocorre quando há temperaturas variando de 40ºC a 44ºC, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução