Ansiedade e estresse causam dores na mandíbula, diz estudo

A ansiedade e o estresse, frequentemente debatidos em rodas de amigos e ambientes corporativos, estão diretamente ligados à saúde bucal, principalmente quando se trata de dores na região da mandíbula. O Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quarto mais estressado, de acordo com o relatório global “World Mental Health Day 2024”, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, as dores orofaciais, que incluem problemas como a disfunção da articulação temporomandibular (DTM), são frequentemente ignoradas, mesmo atingindo cerca de 30% da população mundial.
A DTM pode causar sintomas como dores de cabeça, dores de ouvido, dificuldade para mastigar, tonturas, desgaste dental excessivo e sensação de mandíbula travada. Segundo a cirurgiã-dentista Luciana Pimenta, especialista em dor orofacial, a articulação temporomandibular (ATM) é crucial para o encaixe da mandíbula com o crânio, e as dores nesta região não devem ser ignoradas.
Além do estresse e ansiedade, a DTM pode ser causada por problemas como bruxismo, alterações na mordida, falta de dentes ou próteses mal-adaptadas. Luciana destaca que o tratamento pode ser feito de maneira conservadora, com opções como laserterapia, fisioterapia, acupuntura e o uso de placas de mordida. Exercícios físicos e práticas como yoga também são indicados. Em casos mais graves, a cirurgia minimamente invasiva, como a artroscopia, pode ser necessária.
Luciana Pimenta alerta que é fundamental procurar um profissional qualificado para o diagnóstico e tratamento da DTM, a fim de evitar complicações no dia a dia, como dificuldades para falar ou se alimentar.
Sobre Luciana Pimenta:
Luciana Pimenta é cirurgiã-dentista com mais de 25 anos de experiência, especializada em Ortodontia, Ortopedia Facial e Harmonização Orofacial. Com mestrado em Odontologia e foco em DTM, Luciana tem se destacado por seu trabalho em tratamentos de dor orofacial, sempre buscando melhorar a qualidade de vida e a autoestima de seus pacientes.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Divulgação