Governo anuncia 100% de gratuidade em 41 itens da Farmácia Popular

Nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a total gratuidade da Farmácia Popular. Ela explicou, no Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, que a partir de agora 41 produtos do programa passarão a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.

A ministra destacou ainda que a ampliação da gratuidade foi possível após a inclusão de dois itens na lista: o dapagliflozina, remédio utilizado para o tratamento de diabetes em casos ligados a doenças cardiovasculares, e as fraldas geriátricas, fornecida para pessoas com 60 anos ou mais. Antes, esses medicamentos só podiam ser obtidos mediante pagamento de coparticipação.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida abrange toda a população brasileira e vai beneficiar de forma imediata mais de 1 milhão de pessoas por ano, que antes pagavam coparticipação.

“Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse Nísia.

Para retirar o medicamento ou item de higiene, basta o usuário ir até uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução