Cineasta Cacá Diegues será velado na Academia Brasileira de Letras neste sábado (15)
![Cineasta Cacá Diegues será velado na Academia Brasileira de Letras neste sábado (15)](https://portalonbus.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-14-154911.png)
Na manhã deste sábado (15), o corpo do cineasta Cacá Diegues será velado na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), localizada no centro do Rio de Janeiro.
Na madrugada desta sexta-feira (14), o artista faleceu com 84 anos. De acordo com a ABL, o cineasta faleceu no Rio de Janeiro, devido a complicações durante um procedimento cirúrgico.
O evento será gratuito e aberto ao público no edifício Petit Trianon da ABL, das 11h às 16h. Depois do funeral, ele será cremado no Crematório do Caju, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Membro da ABL desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional e ficou conhecido por filmes como “Bye Bye Brasil” e “Deus é Brasileiro”.
Batizado Carlos Diegues, o artista nasceu em Maceió (AL) em 19 de maio de 1940. Com 6 anos, sua família se mudou para o Rio de Janeiro e criou raízes em Botafogo, bairro onde ele passou toda a infância e adolescência.
Diegues deixa quatro filhos –os dois primeiros de seu casamento com Nara Leão. O cineasta era casado desde 1981 com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães.
“Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística, abordando temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mantendo-se sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema. A ABL expressa solidariedade à esposa, Renata Almeida Magalhães, e aos filhos”, publicou a instituição.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução Instagram